Quem sou eu

Minha foto
Tatuí
A ideia de trabalhar como cerimonialista, surgiu quando decidi me casar a mais de 1 ano estava eu totalmente neurótica correndo atrás de todos os preparativos, sem saber por onde começar, nem a quem pedir ajuda.... Foi difícil, porem comecei a ter tanto gosto por pesquisar, comecei a criar planilhas de controle, pesquisar sites, e isso me dava um prazer fora do normal. Me perdia no tempo atrás de artigos, sites, blogs que falasse sobre o assunto, e como foi difícil não ter alguém que me ajudasse desde o início de tudo. Entendi que se tratando de casamento não existe erro, não pode existir erro, precisa ser perfeito, e o perfeito de cada pessoa pode ser diferente. Consegui cuidar do meu casamento, realizei o sonho, porém se pudesse casar outra vez (com o mesmo marido é claro rs) algumas coisas eu mudaria, incrementaria, não faria, ou colocaria e etc...Por isso cheia de idéias e com muita ousadia me decidi arriscar, desde então busco cursos, busco me especializar para mergulhar nesses sonhos. "O sonho não faz sentido se não arriscarmos tudo para torná-lo realidade." Janaína Vieira

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Madrinhas!!!




O convite para ser madrinha de casamento  é uma grande alegria para amigas e parentes da noiva. Afinal, é um momento muito importante na vida da noiva e ela quer estar rodeada de pessoas queridas. Para não fazer feio na ocasião, é importante que a madrinha se vista de forma elegante e de acordo com a cerimônia.
Para determinar o estilo do vestido, a madrinha precisa levar muitos pontos em consideração. "Quando alguém é convidada para ser madrinha, entende-se que existe uma grande intimidade com a noiva. Desta maneira, é elegante conversar com ela e saber se gostaria de definir cores ou se tem alguma cor que a noiva não gostaria que as madrinhas usassem no altar", sugere Kaline Resende, diretora de comunicação da loja de roupas de festa Le Vestito.
"Além disso, o convite de casamento já traduz o estilo da festa. Mas é importante também adequar a cor e o comprimento do vestido de madrinha conforme o horário e o lugar da cerimônia", ressalta Thalita Castanha, cerimonialista da Up Assessoria de Eventos. "Horário, local e estilo da cerimônia ditam o traje. Há cerimônias realizadas às 20 horas na cidade que tanto pedem um traje de gala como um vestido mais simples", lembra a consultora de imagem e estilo Flávia Quintella.


Muitas dúvidas podem surgir na hora de comprar seu vestido de madrinha de casamento. É obrigatório usar vestido longo? Tem alguma cor que se deve evitar? Vestidos estampados podem ser usados na ocasião? Há problema em usar vestido decotado ou com fendas nas pernas?
Muitas madrinhas de casamento pensam que é obrigatório usar vestido longo na ocasião, mas o comprimento da roupa depende de alguns fatores. "Recomendo o uso de longo para cerimônias realizadas à noite, com exceção de festas na praia ou no campo. Nesse caso, vale a pena verificar com a noiva o estilo do evento e sua preferência", explica Flávia.
"Para o altar e a ocasião, o longo sempre é mais chique e nunca erra. Mas nada impede que se use um longuete também. Só nunca use vestido curto", alerta Kaline. "Se o casamento for à noite, é regra que o vestido da madrinha seja longo.De dia é mais adequado um longuete, que combina mais com o horário da cerimônia", avisa Thalita.
Caso a madrinha queira usar um vestido com decote ou fendas nas pernas, é importante ter atenção. "Decotes e fendas podem ser usados, apenas deve-se tomar cuidado com o exagero. Durante a cerimônia religiosa cubra o decote com uma pashmina ou uma echarpe, se o decote for muito profundo", indica Flávia. "Tudo depende do local e do tipo de cerimônia. Mas devemos tomar cuidado com fendas e ou decotes muito chamativos, pois podem parecer vulgar", alerta Kaline.
As madrinhas que optarem por um vestido com cauda também precisam tomar certos cuidados. "Ela até pode usar um vestido com cauda, mas fica muito ousado. É melhor a madrinha evitar este tipo de modelo, pois a cauda é mais usual na noiva", aconselha Thalita. "Madrinhas podem usar os vestidos com cauda. Mas prefira caudas pequenas e discretas. Nada de querer competir com a noiva", avisa Kaline. "Vestido com cauda fica super elegante nas madrinhas. Porém, caudas longas apenas a noiva deve usar", ressalta Flávia.
Outro detalhe importante é a cor do vestido da madrinha de casamento. Nem todas as cores são adequadas para a ocasião, algumas devem ser banidas, como o branco. Preto e obviamente o branco são cores que devem ser evitadas. Tonalidades muito claras também, pois na foto podem parecer branco. Por issocuidado com prata, bege e rosa claro", recomenda Flávia. "A madrinha deve evitar o vestido preto por ser uma cor associada ao luto. O casamento é um momento de felicidade e a cor não combina com a ocasião. Bege e prata claro também devem ser evitados", avisa Talitha.
A madrinha de casamento deve adequar a cor do seu vestido conforme o horário e o local da cerimônia. "Cores fortes e escuras vão bem em festas noturnas na cidade. Cerimônias pela manhã ou no começo de tarde pedem cores claras ou estampas mais suaves, independentemente do local. Cores claras podem ser usadas à noite, quando o vestido é adequado ao tipo de cerimônia. Se a festa for mais formal, vá de longo, por exemplo", aconselha Flávia. "Para casamentos durante o dia, não use cores escuras nem brilho. Invista nas cores claras e estampas florais.Abuse do brilho e das cores escuras apenas para cerimônias à noite", avisa Thalita.


As madrinhas mais ousadas podem ainda escolher cores e estampas mais diferentes para o dia do casamento. "Cores fortes e estampas podem ser usadas por elas. Vestidos estampados também podem ser chiques e elegantes", afirma Flávia. "É importante ter bom senso com o tipo de estampa. A madrinha precisa lembrar-se que vai participar de um ato religioso e, assim, pensar se o vestido se encaixa na ocasião", adverte Talitha.
Brilhos e paetês também são permitidos para madrinhas de casamento. "De preferência em cerimônia no período noturno. Evite brilho em locais abertos, como casamentos em sítio no período matutino", lembra Kaline. "Madrinhas podem usar brilho, paetês, bordados e rendas. Afinal, elas são peças importantes e vão chamar mais atenção que os demais convidados. Só não podem chamar mais atenção que a noiva", aconselha Flávia.
Hoje em dia muitas noivas preferem que cada madrinha use uma cor diferente, para evitar que as cores dos vestidos sejam repetidas. Com isso, algumas madrinhas podem sentir dificuldade em comprar uma roupa de seu gosto na cor escolhida com antecedência. "Às vezes a madrinha já possui um vestido que gostaria de usar e outras realmente não encontram nenhum vestido naquela cor específica. Nesse caso, vale uma conversa franca com a noiva, para explicar o problema e sugerir outra cor", sugere Flávia.
"O fato da noiva tê-la convidado para madrinha indica que ela tem liberdade para falar abertamente sobre esse assunto e combinar antes, para evitar problemas", recomenda Kaline. "Para evitar este tipo de problema, é importante a noiva definir as madrinhas com pelo menos seis meses de antecedência. Dessa forma elas terão tempo para conversar entre elas e decidir as cores do vestido de cada uma. Uma dica é criar um grupo de e-mails com todas as madrinhas, que assim terão mais facilidade para conversar", sugere Thalita.
Para ser uma madrinha elegante, basta seguir algumas dicas básicas. "Casamentos durante o dia e ao ar livre pedem vestidos mais leves, cores claras e pouquíssimo brilho. Durante o dia em locais fechados o longo pode ser usado. Já ao ar livre os longuetes ficam mais adequados", ressalta Kaline.
"A máxima de que menos é mais vale para um casamento. A madrinha deve ter em mente que quem deve chamar atenção é a noiva e a madrinha jamais deverá concorrer com ela. Um vestido que combina com o seu tipo físico e estilo faz qualquer madrinha elegante. Combine com sapatos ou sandálias de festa, com acessórios finos e faça maquiagem e penteado impecáveis. Respeitando isso, não tem como errar", afirma Flávia.













Nenhum comentário:

Postar um comentário